DECLARAÇÃO DE APOIO AO PROCESSO DE PAZ NA COLÔMBIA


Nós, Chefes de Estado e de Governo dos países das Américas, reunidos na cidade de Quebec, para a Terceira Cúpula das Américas, manifestamos nosso firme apoio aos esforços que, como política de Estado, empreende o Presidente da República da Colômbia, Andrés Pastrana Arango, para alcançar a paz e a reconciliação em seu país, bem como para fortalecer os valores democráticos.

Reconhecemos os esforços realizados para avançar no diálogo com os grupos guerrilheiros, ressaltamos a necessidade de que sejam cumpridos os compromissos assumidos nas negociações de Los Pozos e a importância do papel desempenhado pela comunidade internacional e pelos países facilitadores. Ao mesmo tempo, instamos a que, mediante um firme compromisso, seja possível avançar na direção do cessar-fogo e do fim das hostilidades, com vistas ao restabelecimento efetivo da paz. Para atingir este objetivo, é preciso que os grupos guerrilheiros atuem no mesmo sentido dos esforços empreendidos pelo Governo.

Expressamos nossa confiança de que o diálogo e a negociação política, fundamentados na primazia do direito e no respeito ao direito internacional humanitário, conduzirão a uma paz estável, justa, sólida e duradoura, que ponha fim à violência e ao sofrimento humano causados pelo conflito.

 

  [Documents for Quebec City Summit/Quebec/tracker.htm]