O Instituto para a Conectividade nas Américas

Colocar a Agenda da Cúpula em ação

O Instituto para a Conectividade nas Américas é uma contribuição canadense aos objetivos comuns dos líderes hemisféricos na Cúpula das Américas 2001. Ele representa mais uma etapa da experiência bem sucedida da estratégia do governo "Conectando canadenses", bem como nos programas canadenses de tecnologia internacional de desenvolvimento, informação e comunicação (TIC).

Mandato

O Instituto apoiará os temas da Cúpula, ou seja, o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento da prosperidade e a realização do potencial humano através da utilização dos meios de tecnologia de informação e comunicação. Os programas apoiados pelo Instituto irão aumentar a capacidade dos povos em suas regiões, para participar cada vez mais de uma sociedade baseada no conhecimento.

Estrutura

Localizado no Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional (IDRC), em Ottawa, o Instituto será dirigido por uma junta consultiva hemisférica formada por representantes de governos, organizações não-governamentais, setores comerciais e comunidades universitárias.

O Canadá fornecerá ao Instituto uma subvenção de 20 milhões de dólares no decorrer deste ano fiscal. O Instituto buscará contribuições à complementação de fundos e parcerias junto a outros governos, fundações, instituições multilaterais e regionais, principalmente na Organização dos Estados Americanos, no Banco Interamericano de Desenvolvimento, na Organização Pan-americana de Saúde, no Banco Mundial e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e em outras instituições do setor privado e da sociedade civil.

Temas Prioritários

O Instituto apoiará as iniciativas compatíveis com os objetivos da Cúpula, principalmente:

  • o fortalecimento da democracia e da boa governança, a promoção dos direitos humanos (incluindo justiça e legalidade), e do trabalho, a proteção das crianças e também o desenvolvimento da sociedade civil;
  • a criação de um desenvolvimento econômico eqüitativo;
  • a administração das questões ambientais e de ajuda em caso de catástrofes naturais;
  • a promoção do desenvolvimento social, incluindo a saúde e a educação;
  • a promoção da igualdade de gêneros;
  • a promoção da diversidade cultural incluindo a proteção do conhecimento tradicional e das práticas culturais dos povos indígenas;
  • os objetivos anunciados na declaração da Cúpula sobre a "Conectividade nas Américas".

Programas

O Instituto apoiará os programas que permitam desenvolver a conectividade no hemisfério. A título de exemplo, as iniciativas que poderiam receber fundos são as que:

  • Apóiam uma rede de instituições nacionais. Interligar instituições como as que se voltam para os direitos humanos, as eleições, a justiça, incluindo o auxílio jurídico mútuo, a aplicação da lei, saúde e trabalho, que levem à criação de um sistema de partilha da informação e o desenvolvimento de práticas melhores.
  • Estabeleçam a criação de uma rede de peritos hemisféricos com a finalidade de trocar informações científicas e tecnológicas, de compartilhar ensinamentos retirados de suas experiências e estratégias em matéria de redução de riscos após catástrofes naturais.
  • Interliguem instituições culturais de forma a encorajar uma maior compreensão da diversidade lingüística e cultural, principalmente através do uso da mídia, seja televisão, cinema, ou as indústrias da área de gravação e literatura.
  • Conectem comunidades. Através de programas de intercâmbio as comunidades das Américas poderiam receber fundos para usar tecnologias de informação e de comunicação no desenvolvimento de sua comunidade. O Canadá oferece seu know-how adquirido na elaboração e implementação de programas tais como SchoolNet (Rede escolar), Community Access Program (Programa de Acesso Comunitário), Computers for Schools (Computadores nas Escolas) e Smart Communities (Comunidades Inteligentes), que poderiam permitir aos diversos países elaborar e instituir programas similares mais rapidamente.
  • Conectem os jovens do hemisfério. Subvenções serão dadas aos programas, como o NetCorps Canada International, que visem aumentar o número de estágios para jovens com habilidades nas tecnologias de informação e de comunicação nos países membros da OEA, assim como oferecer uma formação aos países que desejarem criar seus próprios programas.

Princípios diretores

Para obter financiamento, os projetos deverão conformar-se a princípios diretores. Os projetos submetidos devem provir de países em desenvolvimento, ter parcerias com o governo, ONGs, empresariado ou comunidades universitárias, e apoiar as estratégias locais ou regionais existentes visando à conectividade. Os custos serão divididos entre os parceiros. Os projetos devem mostrar resultados concretos, ter continuidade após o fim dos mesmos e ser aplicáveis a outras comunidades.

 

  [Documents for Quebec City Summit/Quebec/tracker.htm]