INFORID
Agência de Notícias Cívicas da América
A sociedade civil do continente nas manchetes
Rede Interamericana para a Democracia
Ano1. E-mail de atualização N 116 de 25 de junho

Spanish
English

Agenda.- Primeiro seminário internacional
Será debatido "O papel da sociedade civil na construção da paz, a segurança regional e a prevenção de conflitos na América Latina e o Caribe". Destacados palestrantes e comentaristas.
                                                                               
(INFORID, 25 de junho de 2004).- Na segunda-feira 28 e terça-feira 29 de junho será realizado o primeiro seminário regional  "O papel da sociedade civil na construção da paz, a segurança regional e a prevenção de conflitos na América Latina e o Caribe". O evento será no Hotel Cristóforo Colombo (Buenos Aires, Argentina), organizado pela Coordenadora Regional de Pesquisas Econômicas e Sociais (CRIES), o Centro de Estudos Globais e Regionais (CEGRE), e o Fórum Social para a Transparência; também conta com o patrocínio do International Development Research Centre.


Na segunda-feira próxima, a inauguração estará a cargo da Senadora María Cristina Perceval (Presidenta da Comissão de Defesa do Senado da Nação Argentina), Carlos Felipe Martínez (Representante Residente do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento)y Andrés Serbin (Presidente da CRIES). Este último dissertará sobre "Paz, segurança e prevenção de conflitos na América Latina e o Caribe".


Será apresentado o Programa Global Partnership for the Prevention of Armed Conflict  (GPPAC), a iniciativa canadense do GPPAC por Judy Meltzer (FOCAL, Canadá), e a iniciativa mexicana a cargo de Felipe Toussant Loera (CORECO, México).


Serão debatidos assuntos tais como Relações sociedade civil-organizações multilaterais na prevenção de conflitos e na construção da paz, A sociedade civil e a ONU,  A sociedade civil e a OEA, Diplomacia preventiva multilateral: a experiência do Alto Comissionado sobre Minorias da OSCE.  


Entre os palestrantes figuram Julián Bertranou e Alejandra Pero (PNUD), Jorge Sanín  (OEA), e Juan Antonio Blanco (FDC/HRI). Também estarão presentes destacados comentaristas tais como, Gustavo Gamallo (RID), Catalina Delpiano, (PARTICIPA, Chile), Ana Glenda Táger (WSP, Guatemala), Alcides Costa Vaz (Universidade de Brasília, Brasil), e Carmen Artigas (CEPAL).


Em representação das sub-regiões, estará pela região andina (Alvaro Ramírez-Durini, Forças de Paz Não Violentas, Equador), por América Central (Francine Jácome, INVESP, Venezuela), pela região do Caribe e Cuba (Armando Fernández, FUNAT, Cuba e María Carla Alzugaray, Centro Félix Varela, Cuba), pelo Cone Sul+Brasil (José Manuel Ugarte, Fórum Social para a Transparência, Argentina e José Marcelo Zacchi, Viva Rio, Brasil).

 
Na terça-feira haverá workshops simultâneos para o tratamento de recomendações e uma agenda de ação. Estes grupos de trabalho terão os seguintes temas: As organizações da sociedade civil e a prevenção de conflitos, O papel dos governos na prevenção de conflitos, e As organizações regionais e internacionais na prevenção de conflitos.


O encerramento do primeiro seminário regional estará a cargo de Francine Jácome e Andrés Serbin.
 
Para mais informação, consultar a CRIES (
[email protected]/ www.cries.org)

INFORID
Agência de notícias cívicas da América
Rede Interamericana para a Democracia
Tucumán 741, 4to B. (C1049AAO).Buenos Aires, Argentina. Teléfonos: (54 11) 5236-0550 / 0551
Fax: (54 11) 4328-2935. Website:
www.redinter.org/inforid . Email: [email protected]
Este serviço é prestado de forma gratuita devido ao apoio de: USAID e de POA

  [Eng-2004/tracker.htm]