Intervention by Brazil 
on the Summit of the Americas mandate

"Regional Energy Cooperation"

XVII Summit Implementation Review Group
November 19, 1999

 

O est�gio do desenvolvimento brasileiro exige pesados investimentos p�blicos e privados nos pr�ximos anos. Investimentos para aperfei�oar a infra-estrutura de transporte, telecomunica��es e energia. O plano de Governo para o per�odo 2000-2003, denominado Avan�a Brasil, mobiliza recursos da ordem de 600 bilh�es de d�lares, inclu�dos parcerias com o sector privado e governos estaduais. Desses recursos, para os sectores de energia e transporte, o Governo pretende destinar 106 bilh�es, contemplando a constru��o de usinas hidrel�ctricas e termel�tricas, assim como de linhas de transmiss�o de energia.

O advento de maior gera��o de energia T�rmica coincide com o aumento do uso de g�s natural. Atualmente, essa fonte energ�tica contribui com apenas 2% da matriz energ�tica, mas deve elevar-se a 10% nos pr�ximos anos. Destaca-se a inaugura��o em 99 de um pipeline de 3.157 Km, ligando a Bol�via ao Estado de S�o Paulo. Este projecto constitui por sua envergadura um marco no processo de integra��o regional no campo energ�tico. � importante tamb�m notar que o sector energ�tico brasileiro est� franco processo de privatiza��o na forma de congrega��o ou produ��o independente. Esse avan�o em direc��o a um mercado aberto j� est� o an�ncio de v�rios projectos para gera��o de energia termel�trica, que, por sua vez, ir�o reduzir uma profunda reforma do parque industrial.

Outra iniciativa que refor�a o processo integracionista na regi�o � a constru��o de linha de transmiss�o entre Brasil e Venezuela, que ir� aumentar a oferta de energia em Boa Vista e no Norte de Roraima.

Breves Coment�rios sobre os Desafios que se Antep�em � Iniciativa Energ�tica Hemisf�rica

[SIRG/1999/XVII/tracker.htm][SIRG/1999/XVII/tracker.htm]